Mochilão?!

/
1 Comments
Muito se fala sobre mochilar pelo mundo, largar tudo e viver com uma mochila, sobre o tal sonhado mochilão na Europa ou sudeste asiático, enfim, mas quando o 'mochilão', de fato, passou de uma verdadeira experiência de vida para um rótulo impregnado de marketing e status?


Se você der uma voltinha pelas redes sociais ou pelo google, será fácil encontrar títulos que enchem os olhos, sobre mochilões incríveis e perfeitos mas que na realidade são outro tipo de viagem (que não deixam de ser incríveis e perfeitas). Se enfiar no meio do mato, fazer um adventure tour qualquer, ficar no hostel mais cool, ou se isolar loucamente não te faz um mochileiro.

Não quero dizer que existe um jeito certo de fazer mochilão, você não precisa largar tudo (não mesmo!!), ou que algum tipo de viagem é melhor ou pior que a outra (não mesmo de novo!!!), mas que usar essa "expressão" não te faz um mochileiro. Gastar pouco mas ficando em airbnb? Andando de trem na Europa? Ficar na correria de passar três dias em um país?! Procurando todos os pontos turísticos porque se não fizer foto lá, não esteve lá, certo?! Cês tão é doido! Me desculpem, isso não é mochilão.

Muitas pessoas falam que eu que sou doida de ficar meses por aí, explorando, com pouco ou quase nenhum dinheiro, as vezes nem tendo onde dormir e contar com a boa vontade das pessoas, etc. Mas nada nesse mundo pode apagar e pagar as experiências que já vivi viajando por aí, e sim, literalmente botei uma mochila nas costas, que posso chamar de casa, e só fui. Não enchi ela de lembrancinhas e coisas dos lugares, não tinha dinheiro e nem espaço, mas ela ficou lotada de experiências, aprendizado e momentos incríveis.

Porque eu chamo minhas viagens de mochilão? Simplesmente porque é meu estilo de vida, viver com pouco, viver de experiências, aprender com elas, buscar sempre qualidade de vida e inclusive, autoconhecimento. Gosto de: "MENOS É MAIS". Um exemplo é: Se você tem um mês, é melhor ficar em um país e conhecer o máximo que puder, do que conhecer um montão de países em 30 dias.  Mochilar não é mochilar só pra longe, você pode mochilar pelo seu Estado ou pela sua Cidade. 
Conheça, vivencie uma cultura, e não se isole em seu quarto, casa ou seu circulo social.

Sair de sua casa pra viver exatamente do mesmo jeito em outro país ou lugar não te faz um mochileiro sinistrão (talvez apenas do youtube/instagram/facebook). Só você sabe de suas experiências reais quando põe a cabeça no travesseiro sozinho e vai dormir. Você continua sonhando com suas fantasiosas viagens para mostrar para os outros ou fica agradecido por suas experiências incríveis e deseja por mais para você mesmo? Muitas pessoas se dizem mente aberta, mas na verdade só mudam de conceitos, acabam se apegando a eles do mesmo jeito e se fecham. Desapega!!!

Existe tanta possibilidade e oportunidades de fazer viagens incríveis pelo mundo gastando realmente pouco! E pouco me importa o nome que você dá pra isso. O que importa é você curtir com o que você tem e com o que você pode e no seu estilo. Importa você viver experiências, conhecer pessoas, meter a cara, pedir carona mesmo, parar de ter medo de tudo e de todos. 

Se permita, se conheça, explore e SÓ VAI!
___

Berlim:
 
Veneza:
 
Plitvice:
Viena:

Texel:
Friburg:
Zurique: 




You may also like

Um comentário:

Unknown disse...

Simplesmente fantástico, você deveria escrever uma coluna sobre viagens em alguma revista :P